CABO FRIO RJ : O Melhor Guia Turístico da Cidade

SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO PORTAL DE CABO FRIO.

CABO FRIO RJ: O GUIA TURÍSTICO OFICIAL DA CIDADE.

ONDE VOCÊ ENCONTRA TUDO O QUE PRECISA PARA TORNAR A SUA VIAGEM INVESQUECÍVEL.

BLOG DE CABO FRIO RJ

ONDE SE HOSPEDAR EM CABO FRIO RJ ?

Cabo Frio, localizado no estado do Rio de Janeiro, é um destino popular devido às suas belas praias e clima agradável. Quando se trata de hospedagem em Cabo Frio, há uma variedade de opções que atendem a diferentes orçamentos e preferências. Abaixo, vamos listar algumas categorias de hospedagem que você pode considerar ao planejar sua estadia em Cabo Frio.

Cabo Frio Malibu Palace

MALIBU PALACE HOTEL

Localizado em frente à Praia do Forte, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, este hotel 4 estrelas oferece um restaurante com vista panorâmica do mar. O Wi-Fi e o estacionamento estão à sua disposição gratuitamente.

Cabo Frio Paradiso Del Sol

PARADISO DEL SOL

Situado em Cabo Frio, a menos de 1 km da Praia do Forte, o Hotel Paradiso del Sol oferece acomodação com piscina ao ar livre, estacionamento privativo grátis, jardim e restaurante.

Cabo Frio Praia Pero

PARADISO PERÓ

Situado em Cabo Frio, o Paradiso Peró Praia Hotel oferece acomodações à beira-mar, a 300 metros da Praia do Peró. Você pode relaxar na piscina ao ar livre de frente para a praia e suas espreguiçadeiras e guarda-sóis.

Cabo Frio Pousada Passagem Concept

PASSAGEM CONCEPT

Com vista panorâmica do Canal de Cabo Frio, a Recanto da Passagem oferece quartos com ar-condicionado, varanda e Wi-Fi gratuito. Está situada a 500 metros do centro de Cabo Frio.

POUSADA VALLE VERDE

A Pousada Valle Verde está situada em Cabo Frio. Dispõe de acesso WiFi gratuito. Você pode desfrutar de um café da manhã gratuito servido diariamente.

CABO FRIO RJ: O QUE FAZER ?

Cabo Frio está localizada na bela costa do estado do Rio de Janeiro, é uma joia escondida que cativa visitantes com sua beleza natural deslumbrante e uma rica herança cultural. Nesta introdução, convidamos você a embarcar em uma jornada virtual de descoberta, enquanto exploramos o que fazer em Cabo Frio, destacando suas atrações mais cativantes, atividades emocionantes e experiências autênticas que fazem deste destino um lugar verdadeiramente especial para os viajantes.Com suas praias de areias douradas, águas cristalinas, uma vibrante cena gastronômica e uma rica história, Cabo Frio é o destino perfeito para os amantes da natureza que procuram relaxar à beira-mar.

Cabo Frio Passeios

PASSEIOS

Sugestões de roteiros de passeios em Cabo Frio. Conheça nossas sugestões de passeios e descubra o que acidade tem a oferecer.

Cabo Frio Restaurantes

GASTRONOMIA

São dezenas de restaurantes em Cabo frio e grande deles está reunida no Canal e no bairro da Passagem, com ruas estreitas, calçamento antigo e casas em estilo colonial.

Cabo Frio Melhores Hoteis

HOTÉIS

Encontre as melhores opções de hotéis em Cabo Frio.  A região possui uma grande diversidade de hospedagens para você e toda a sua familia.

Cabo Frio Como Chegar

COMO CHEGAR

Dicas de como chegar em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Dá para ir para Cabo Frio de carro, ônibus e até avião, já que a cidade tem aeroporto.

IMAGENS DA CIDADE DE CABO FRIO RJ

Cabo Frio está situada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, cerca de 150 km a leste da capital, Rio de Janeiro. A cidade é cercada por água, com o oceano Atlântico a leste e a Lagoa de Araruama a oeste. As maiores atraçôes de Cabo Frio são suas praias deslumbrantes. A Praia do Forte é a mais famosa, com sua extensa faixa de areia, águas cristalinas e vista panorâmica do Forte São Mateus, uma construção histórica. Além disso, a cidade oferece outras praias igualmente impressionantes, como Praia das Dunas, Praia do Peró e Praia do Fogu.

Cabo Frio: O Paraíso Litorâneo da Região dos Lagos

Cabo Frio, uma cidade encantadora situada no estado do Rio de Janeiro, Brasil, é um refúgio para aqueles que buscam a combinação perfeita de beleza natural, cultura rica e estilo de vida à beira-mar. Com suas praias de areia dourada, águas cristalinas e uma atmosfera descontraída, a cidade atrai visitantes de todo o mundo em busca de experiências únicas.

Localizada no Sudeste do Brasil, no ponto extremo de inflexão da costa brasileira, conhecida como Região da Costa do Sol que brilha, em média 275 dias por ano. Com altitude média de 4m, Cabo Frio recebeu este nome de batismo português, devido à temperatura agradável proporcionada pela intensidade do vento, que sopra quase o ano inteiro.

Estrutura

São cerca de 190 mil habitantes que têm como principal atividade econômica o turismo, seguido pelo comércio, principalmente de moda praia, pela pesca e extração e comércio de sal. As duas principais datas são a Festa da Padroeira da Cidade – Nossa Senhora da Assunção, realizada em 15 de agosto e o Aniversário da Fundação da Cidade, em 13 de novembro

A cerca de 1h30 minutos da capital do Rio de Janeiro, Cabo Frio se apresenta como uma cidade que cresce a cada dia. Qualidade de vida, organização, limpeza nas ruas, aliadas à beleza de suas praias e à sua natureza privilegiada, fazem da cidade turística um ponto forte da Região da Costa do Sol e importante destino a despontar no cenário nacional.

Turismo

Mas, quando o assunto é turismo, falar de Cabo Frio é fácil. A cidade é convidativa. Mar azul, com tons esverdeados, areia fina e branca (como poucas no mundo), formações de dunas, praias mais movimentadas, outras mais nativas, algumas com ondas, outras tranqüilas, tudo para que o turista se sinta tentado a aproveitar cada minuto num lugar com aspecto paradisíaco. Merecem destaque as praias do Forte, Peró e Conchas, além da tranqüilidade da Ilha do Japonês, local com quiosques e águas calmas.

A cidade oferece boa infra estrutura quando o assunto é comércio. Pelo centro da cidade é possível encontrar lojas de diferentes segmentos. Destaque para o Shopping da Gamboa, ou Rua dos Biquínis, no bairro da Gamboa, onde está o maior pólo de moda praia do Brasil, com excelentes opções para compras.

A orla de Cabo Frio é uma atração à parte. Com urbanização personalizada, a Orla Scliar possui as cores da paleta do pintor mundialmente famoso, em vasos esféricos confeccionados especialmente para o local, plantados com vegetação nativa. Scliar está ali, imortalizado, em uma estátua. Na orla, funciona o Instituto Cultural Carlos Scliar, na casa onde o pintor viveu por 40 anos.

Ali estão obras do pintor e de alguns amigos como Bonadei, Graciano, Pancetti, Guignard, Farnese, Glauco Rodrigues, Anna Letycia, Cildo Meirelles, Zimmermman, entre outros, num total de 150 peças. Também estão expostos materiais utilizados por Scliar e muito sobre história da arte. No local, também funcionam oficinas artísticas.

Vida Noturna

À noite em Cabo Frio é sinônimo de Boulevard Canal e da orla da Praia do Forte. Nesses locais se reúnem todas as tribos, pessoas de todas as idades e as mais diferentes opções de lazer. Nas duas orlas, estão restaurantes com cardápio variado, de fast-foods até as casas com pratos requintados da culinária internacional, que vão desde frutos do mar às mais variadas carnes e massas.

Porém, visitar Cabo Frio também é conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.

Monumentos Históricos

Na cidade é possível visitar monumentos que datam do século XVII. Como exemplos, o Forte São Matheus, localizado na Praia do Forte, a mais famosa da cidade, e a Igreja Matriz, que além da construção característica, possui a imagem de Nossa Senhora da Assumpção, feita em Portugal e enviada pela realeza portuguesa.

A igreja possui peças de importante valor histórico religioso. Outros monumentos merecem destaque, como o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, tombado pelo IPHAN, que hoje abriga o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) e a Igreja de São Benedito – localizada no núcleo de povoamento de Cabo Frio, a Passagem – construída para receber os escravos, proibidos de assistir á missa na Igreja Matriz.

O bairro que deu origem à cidade é uma atração à parte, com ruas de pedra, casas humildes de pescadores e telhados com telhas feitas por escravos. A visita é uma viagem ao passado.

A História da Cidade

Descoberta em 1503 pelos portugueses, a cidade foi colonizada a partir de 1615, sendo a sétima cidade mais antiga do Brasil. Com mais de 500 anos de história, Cabo Frio teve sua economia baseada na atividade pesqueira e, principalmente na produção de sal durante muito tempo.

Situado na baixada litorânea a sudeste do Rio de Janeiro, onde a linha de costa muda bruscamente de direção, o município de Cabo Frio estende-se por uma superfície de 410.693 km². As coordenadas geográficas da sede municipal são: 22052’24” de latitude sul e 42000’54” de longitude oeste, numa altitude média de 4m.

De acordo com historiadores, o navegador Américo Vespúcio chegou à região de Cabo Frio em 1503 onde fundou uma feitoria. A partir daí, foram muitos os corsários e outros povos, dentre eles franceses, ingleses, holandeses e espanhóis a aportar na região. O objetivo era a exploração do pau-brasil, na época abundante em toda a costa, e que hoje possui uma Reserva especial (APA do Pau- Brasil) no bairro Peró.

O Periodo Colonial..

No período colonial, o Brasil ocupava um lugar importante nos interesses mercantis e políticos da Europa. Durante a expansão colonial no Atlântico Sul, os europeus tiveram na região um ponto de apoio e um alvo considerável.

Ao longo da costa atlântica, Cabo Frio foi uma das primeiras feitorias estabelecidas no extenso litoral brasileiro. Em 1526, a feitoria portuguesa registrava a presença de treze homens chefiados pelo feitor Manoel Braga, segundo os dados registrados na viagem guarda-costas de João Caboto.

Tornava-se necessário uma política de defesa do território por parte da metrópole colonizadora, que passasse pela fundação de feitorias, vilas, cidades e fortificações, que garantiam, além da exploração econômica da região, a solidez dos regimes políticos da Europa. A formação de núcleos de povoamento era uma exigência à instalação de fortes e fortalezas, para defesa dos interesses econômicos, no princípio, pela abundância do pau-brasil.

Dessa forma, os principais núcleos de povoamento do litoral norte fluminense foram fundados a partir da construção do Forte São Matheus em Cabo Frio, em primeiro lugar, seguido dos Fortes em Campos dos Goitacazes e Macaé, entre outras cidades.

O Forte São Matheus

Havia no litoral brasileiro, nos primeiros anos do século XVII, cento e trinta e uma “bocas de fogo” para defender a colônia portuguesa. O Forte São Matheus fazia parte dessa estratégia de defesa. Localizado na boca da barra – entrada do Canal do Itajurú, o Forte São Matheus, erguido por questões logísticas, por ordem de Felipe ll de Espanha (1616 – 1620), cumpria um objetivo militar e geopolítico, sendo uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana.

Em 1615, foi fundada a cidade de Santa Helena. A partir de 1616, data da instalação do município, a cidade passou a chamar-se Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, tornando-se importante para a conquista e desenvolvimento do norte fluminense.

O crescimento foi lento até fins do século XIX, baseando-se na agricultura em grandes latifúndios, com mão-de-obra escrava. Com a abolição da escravatura houve um colapso econômico e Cabo Frio só se restabeleceria bem mais tarde, com o desenvolvimento da indústria do sal, da pesca e do turismo, influenciado pela melhoria do porto, a implantação da estrada de ferro e da rodovia.

A Estrada de Ferro

A estrada de ferro teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Somente em 1936 o trecho foi prolongado até Cabo Frio, onde era embarcado o sal das salinas ali existentes. Esse trecho da Ferrovia tinha como função principal o carregamento de sal no porto, mas a sua duração foi pequena, em 1966 este ramal foi erradicado junto com o restante da ferrovia.

A inauguração da Rodovia Amaral Peixoto contribuiu para a melhoria do transporte da produção do sal para a capital da República – Rio de Janeiro – e outros importantes centros consumidores, além de facilitar o acesso dos moradores e turistas que freqüentavam a região.

Na década de 60, Cabo Frio teve um desenvolvimento muito grande, com a instalação de duas grandes usinas de beneficiamento de sal, atraindo numerosos trabalhadores e pessoas interessadas em investir no crescimento da cidade.

A Ponte Rio Niterói

Com a construção da Ponte Rio Niterói (década de 70 do século XX) a cidade começou a despertar para o desenvolvimento através da atividade turística e, na década de 80, com a descoberta de petróleo na chamada “Bacia de Campos”, o município passou a receber recursos substanciais de “royalties”, que permitiram ao poder público estabelecer diretrizes para um crescimento ordenado e a reorganização da cidade, com consideráveis investimentos em infra-estrutura.

Cabo Frio é muito mais do que uma cidade costeira com praias incríveis, é um tesouro à beira-mar que oferece uma combinação irresistível de belezas naturais, cultura rica e atividades emocionantes. Seja relaxando em suas praias deslumbrantes, explorando sua história fascinante ou desfrutando de sua cena gastronômica diversificada, esta cidade tem muito a oferecer a todos os tipos de viajantes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Ir ao Topo