Roteiros de Cabo Frio

Patrimônio Histórico - Centro

Homenagem ao Salineiro
Monumento Teixeira e Souza
Igreja da Matriz
Charitas
Bairro da Passagem
Casa Ateliê Carlos Scliar
Desde a chegada dos Portugueses na região em 1503, Cabo Frio, considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil, vem mantendo as características que a destacaram no cenário econômico e turístico do estado do Rio de Janeiro. Basta caminhar pelas ruas do centro para se deslumbrar com a beleza da arquitetura colonial, as igrejas, o casario, a ponte e muito mais.

A chegada na cidade,ainda na estrada, vindo de São Pedro da Aldeia, apresenta aos visitantes a produção salineira, que foi durante muitos anos o motor da economia local, ainda na estrada. O visitante pode observar as antigas salinas e entender como era produzido o sal que tanto enriquece o sabor dos alimentos.

Na entrada da cidade, em direção ao Centro, na praça de São Cristovão, pode-se avistar o Monumento em homenagem ao Salineiro, construído para homenagear e perpetuar a gratidão da população aos trabalhadores das salinas que tanto contribuíram para o crescimento da cidade.

Seguindo pela Av. Assunção, em direção ao centro histórico, o visitante chega na Praça Porto da Rocha, onde encontra o busto em homenagem ao ilustre romancista cabo-friense Teixeira e Souza e a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção de Cabo Frio, construída em 1615 por ordem de D.João VI.

Mais adiante, na Av. Assunção, avista-se o Charitas – Museu Casa de Cultura José de Dome, edificação construída no séc. XVIII com o objetivo de servir como Casa de Caridade e que hoje abriga entre outras curiosidades o Marco das Sesmarias do São Bento, monumento representativo da fundação da cidade de Nossa Senhora de Assunção de Cabo Frio, por ordem do então capitão da Fortaleza de Cabo Frio, Estevão Gomes, em 1616.
Seguindo pela Av. Assunção, na esquina com a Travessa Maçônica, o visitante pode observar a imponência do prédio da Câmara Municipal, construído em 1873 em substituição ao prédio original que datava de 1616. Mais adiante, ao final da avenida, o visitante chega ao Conjunto Arquitetônico do Bairro da Passagem, bairro que ainda mantém características da época da fundação da cidade, e a Igreja de São Benedito, construída em 1701.

Antes de almoçar, já no Boulevard Canal, vale a pena conhecer o Monumento e a Casa Atelier, construída em homenagem a Carlos Scliar.

Agora sim, é hora de almoçar e aproveitar as possibilidades de gastronomia que a cidade de Cabo Frio oferece. Clique aqui para sugestões de locais.

Se você deseja conhecer mais sobre o patrimônio histórico em Cabo Frio, continue seu passeio acessando o Roteiro: Patrimônio Histórico de Cabo Frio – Uma Viagem pelo Brasil – Litoral.

Versão para impressão


Veja outros Roteiros